Encontra-se em processo de transformação. Muito disso é devido a internalização dos preceitos de cidadania, novas técnicas de gerenciamento e um grande número de informações que chegam ao serviço Público. Como contraponto ao sistema vigente, apresenta-se o método do sistema de mérito no âmbito administrativo, como base para a ampliação da motivação cotidiana do funcionário, melhorando o aproveitamento dos recursos humanos e uma otimização dos processos de gerenciamento do capital humano, principal ativo de uma organização público ou privado.
A questão do mérito em ambientes funcionais sempre foi muito polêmica no Brasil. Na verdade este tema é pouco estudado em nosso país. Os motivos reservam-se a questões históricas da administração no Brasil. No início do século passado a administração pública estava ligada a questão de solidariedade social. A partir da década de 30 foram montadas as primeiras regras do serviço público organizado, mas predominou na época o modelo burocrático, deixando de lado por exemplo: a administração mais moderna como elemento administrativo motivacional, planejamento por objetivos e de investimento nos recursos humanos.
Mesmo após a II Guerra quando os conceitos de qualidade e produtividade foram implementados no mundo, no Brasil os avanços foram limitados. Somente a partir de 1970 é que se deu um pequeno progresso nesse sentido. Já nos anos 90 buscou-se uma maior eficiência administrativa no serviço público. Mas atualmente a dinâmica burocrática ainda predomina caracterizada por pouco dinamismo, lentidão e centralismo. O baixo nível de motivação a neutralização de iniciativas individuais, a insatisfação do cidadão-usuário, sistema de ascensão funcional pouco definido, são fatores que caracterizam a administração pública atual.
A questão da motivação humana no trabalho, especificamente no universo do servidor público é bem mais ampla do que um simples aumento do salário. Destacam-se nessa questão: modernização, melhoria dos padrões funcionais, utilização produtiva do potencial de trabalho, melhoria dos padrões de auto-aperfeiçoamento, diminuição dos casuísmos, tratamento diferenciado para potencial individuais, administrar voltado para o alto padrão de qualidade.
Um projeto de mudança da promoção por mérito passa por esses princípios básicos, que irão nortear a preservação do grande recurso que a administração pública tem que é o ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário