quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Jogar para aprender

Elemento de máxima importância no aprendizado.

Atualmente Ensinar o esporte através de jogos, tornou-se um conceito viável. Teoria aplicável em qualquer modalidade onde o jogo é o ponto central do desporto, principalmente nas modalidades coletivas. Além disso, temos também diversos valores psicológicos e sociais embutidos, que só o jogo nos proporciona.
Não só o handebol mas todos os esportes coletivos tornam-se reflexos de nossa cultura e de nossa sociedade. Podemos dizer que se desenvolvem a partir de elementos sociais. Hoje estamos nos afastando do conceito de condicionamento, submetido a técnica. Uma inversão no aprendizado se dá mais pela tendência da construção a partir do indivíduo e de uma relação mais humana e aberta entre professor-aluno.
Atualmente as crianças das grandes cidades diferem das crianças de anos anteriores, novas possibilidades culturais estão presentes na vida e no dia-a-dia infantil, como: Posições e posturas que são adotadas pelo presente avanço tecnológico; o menor número de espaços lúdicos e de lazer; o tempo já preenchido desde cedo com atividades intelectuais ou de pouca movimentação corporal; e até mesmo a forma tecnicista de aprendizagem impregnada pela competição exacerbada, e pelo treinamento precoce nos clubes e escolas. Todo este contexto levam as crianças a pularem fases de desenvolvimento motor, livre e criativo.
Entre vários conceitos e metodologias de aprendizagem existentes, percebemos que o aprendizado através do jogo vem ao encontro do que solicita o handebol moderno, considerando que o número variado de procedimentos que o jogo exige é infinitamente grande, e o número de possibilidades para solucionar problemas apresentados nas diversas situações, requer uma decisão rápida, que só será executada se este aprendizado passou pela liberdade de ação.
Para BAYER(1986), as situações propostas no jogo devem corresponder as possibilidades do aluno e devem comportar os elementos essenciais que permitam modificar-se. No centro destas realidades concretas propostas pelo educador, o jogador como ser atuante ou dotado de intenções, obterá informações destinando-lhes significados novos em função dos objetivos esperados.
Estes significados novos futuramente irão se tornar elementos dos fundamentos do jogo. As modificações esperadas durante o processo, são importantes elementos da evolução da aprendizagem, já que nelas estão imbutidas a descoberta por parte do aluno das soluções frente as dificuldades apresentadas.
O educador deve ser sensível a elementos de contextos calorosos e motivantes que afetam de forma diversa o processo de aprendizagem e num determinado contexto, que cada um tem a impressão que as idéias, sentimentos e pontos de vista deverão ter um sentido e um valor. Torna-se necessário que a criança adquira a idéia que tudo o que é aprendido não é exterior e estranho a ela. Este sentimento é adquirido, logo que a criança perceba que sua contribuição e seu valor pessoal são verdadeiramente apreciados. NETO (1995).
A criança sempre exercerá o jogo com suas regras, com sua visão e com seu espírito lúdico. Os profissionais do ensino revelam-se inadequados quando subestimam a criatividade das crianças ao achar que se elas não estão dentro das regras tecnicistas não estarão aprendendo.

Trecho do livro "A Iniciação ao Handebol"
Ricardo Gomes Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário