Uma imensa área de petróleo é encontrada no Brasil, resultado do esforço do governo que nunca desistiu e acreditou que seria possível esta descoberta. Além dessa grande novidade, o anúncio e a discussão de onde investir este lucro, nos deixa esperançosos quanto ao futuro de nosso país, numa época recheada por notícias de escândalos políticos.
Após um grande investimento em pesquisas e tecnologia para melhorar a exploração de petróleo no Brasil, cerca de 50 bilhões de reais foram investidos, finalmente festeja-se a descoberta de uma grande área de reserva de petróleo. Uma reserva profunda, cerca de 5000 a 7000 metros de profundidade, abaixo da camada pré-sal, que pode ter 2000 metros de espessura em alguns pontos. Localizado em nosso litoral com pontos que vão do Espírito Santo a Santa Catarina.
Além do dinheiro aplicado para efetivar esta descoberta da, serão necessários ainda um grande investimento em outros setores essenciais à exploração e ao desenvolvimento, serão necessários implementar a Industria naval, refinaria, siderurgia, bens de capital e serviços. Certamente teremos um quadro favorável para a economia nos próximos anos.
De todos os pronunciamentos, percebe-se uma única fala. Os principais Ministro e nosso Presidente, deixam claro que a idéia é a de um forte investimento na educação. O Ministro Guido Mantega, a Ministra Dilma Russeff, o Minisro Fernando Haddad e o Presidente Lula, afirmam categoricamente que o Brasil terá um investimento de 6 a 7 % do PIB na educação, a Unesco recomenda 6% e o Brasil investe 4% atualmente.
Se isto realmente acontecer, seremos em breve uma nação, pelo menos, com melhores índices de investimento na educação, se isto irá modificar a realidade brasileira, vai depender de uma política cuide desses recursos e faça chegá-los a quem precisa; os nossos estudantes.
Um Fundo Soberano também é discutido, este fundo teria a função de assegurar o investimento no setor educacional, e garantiria o aporte financeiro para as próximas gerações. Também teremos um resultado direto no setor fiscal nos próximos anos, bem como nossa balança comercial terá uma lucratividade importante. Segundo o Ministro Mantega, estima-se cerca de três vezes superior ao resultado atual.
Podemos dizer que a reserva “pré-sal “ pode ser apenas uma das boas notícias quanto a descoberta de recursos naturais. Quem sabe teremos novas notícias em breve, pois percebe-se que o país finalmente faz jus sua imagem de abundância em riquezas naturais. Talvez seja nosso grande aliado do futuro e finalmente consigamos resolver velhos problemas sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário